top of page
  • Carnaval Sul

Acadêmicos de Gravataí divulga enredo para o carnaval de 2021


Fonte: facebook.com/academicosdgravatai


Ao todo foram mais de 10 propostas de Enredo recebidas, mas foi o tema apresentado pelo Raphael Soares, o escolhido para o próximo desfile da Onça Negra. Com uma forte mensagem de esperança e cura, o enredo reafirma a identidade da escola, exaltando a tradição indígena e a preservação do meio ambiente.



Kambô: Vem Da Floresta, o Ritual De Cura da Humanidade!


Apresentação do enredo:

"O canto da mata continua ecoando por aqui, e irá ecoar forte no próximo desfile quando a S.C.B. Acadêmicos de Gravataí, orgulhosamente levará para Avenida o tema: Kambô: Vem Da Floresta, o Ritual De Cura da Humanidade! A Onça Negra, irá contar e sambar a lenda de cura do Kambô, originária e presente na tradição da tribo Kaxinawá, que habita parte do Acre e sul da Amazônia. O kambô é uma rã Amazônica cuja secreção é um antibiótico natural poderoso, capaz de combater e eliminar distúrbios no ser humano, elevando o sistema imunológico. Após descoberta, chegou aos grandes centros urbanos, meios cientificos e de terapias alternativas, onde ficou conhecida popularmente como a vacina do sapo.

No enredo da Acadêmicos de Gravataí, um Velho Sábio kawinawá, relembra ensinamentos do mundo místico da Jibóia Branca, onde viviam muitos encantados. Todos eles conheciam os segredos da planta e o poder que é Nixi Pae (ayahuasca), o cipó. Após beber Nixi Pae, a bebida sagrada, o Velho Sábio Kaxinawá transcende em viagem pelo passado, presente e futuro em miração! Revisitando a sua própria história, que também é a nossa e trazendo à luz Kambô, cura em revelação.

O passado: a mitologia, a cultura, a ancestralidade, os rituais, uma grande pajelança em noite de festa traz a arte, a vida o dia a dia da tribo Kaxinawá, vizinhando com a tribo Katukina, chamados Povo da Onça, essa gente tão familiar, vivendo no intocado paraíso chamado: Amazônia.

O presente: Como um feitiço o mal se lança pela aldeia se personificando através de doenças e pestes tropicais. Trazendo a ganância e traçando um parelelo com nossos dias atuais através das queimadas, poluição e devestação. Onde somente Kambô consegue salvar a aldeia, em ritual sobrenatural de libertação.

O futuro, que irá revelar Kambô, o ritual de cura que veio da floresta, a fórmula da Vacina do Sapo, da mágica tribo de rãs a redenção. É a cura de todas as doenças do corpo e da alma, erradicando as mazelas da sociedade, antídoto de um mundo mais justo e igualitário, consciente de que a vida depende da natureza e sua preservação. Fórmula mitíca-indígina-científica que irá fazer surgir uma nova civilização!"


Autor do Enredo: Raphael Soares.

Pesquisa: Rafael Saraiva, Raphael Soares e Ramon Gadenz.

Autor da sinopse: Ramon Gadenz.

15 visualizações0 comentário
bottom of page