top of page
  • Carnaval Sul

Realeza anuncia enredo para 2023


A Realeza divulgou em suas redes sociais no ultimo domingo (03/07), o enredo para o carnaval de 2023, ano em que irá estrear na divisão principal do carnaval de Porto Alegre.


O titulo do enredo é : "A Divina Realeza do Basfond é uma Dama de Barba Malfeita".

A seguir texto de apresentação do enredo publicado na página da escola de samba no facebook (https://www.facebook.com/sbcrealezaoficial).


A Escola de Samba comunica-se de quatro formas: Através de um tema enredo; Na energia desencadeada por um ritmo; Pela vibração das vozes e, pela eloquência dos gestos. A Sociedade Beneficente Cultural Realeza é samba e, por essa razão comunica-se simpática e cortês, pedindo passagem para desfilar o tema enredo "A Divina Realeza do Basfond é Uma Dama de Barba Malfeita". Negra na sua identidade, reafirma seu compromisso com a cultura Afro-Brasileira, desfilando em mais um carnaval enaltece uma rica história protagonizada por nossos ancestrais. Em uma narrativa poética, de forma lúdica e, principalmente sem a pretensão de apresentar um enredo biográfico, a “Mimosa” desfilará em 2023 a saga de Luiz Airton Farias Bastos, a icônica Nega Lu. Evocar a figura emblemática de Nega Lu hoje torna-se a missão mais importante da Escola, pois em tempos atuais onde palavras como empoderamento, orgulho e representatividade estão em voga, a Realeza lança luz ao significado dessas palavras, fortalecendo através de seu discurso a luta contra a homofobia, o protesto contra a intolerância religiosa e a busca pelo respeito e valorização para a classe artística. Como foi dito acima, a Realeza não se propõe apenas contar a vida de alguém pura e simplesmente, mas sim mostrar através de uma personagem que deixou sua marca na memória afetiva e cultural de Porto Alegre, toda a história de resistência, da construção da identidade e das lutas da comunidade LGBTQIA+, bem como falar sobre a vida sociocultural da comunidade Negra em Porto Alegre e, também reafirmar a importância dos artistas para a formação intelectual da população e da cena cultural da Capital Gaúcha. Este enredo é uma proposta do Carnavalesco Luiz Augusto Lacerda, com texto do competente Pedro Linhares. Inspirado na obra literária “Uma Dama de Barba Malfeita”, escrito por Paulo Cesar Texeira e, no documentário “Nega Lu”, produzido pelo Coletivo Catarse e pelo Nuances – Grupo Pela Livre Expressão Sexual. A identidade visual do enredo é uma criação do Artista Plástico Soul Chamb, que também assina o mural pintado em homenagem à Nega Lu em uma das ruas do bairro boêmio Cidade Baixa.

Com as bênçãos de Xangô e do Povo da Rua, a Realeza é Nega Lú no Carnaval de 2023!

Voilá Mon Amour!!!

18 visualizações0 comentário
bottom of page